Retrospectiva da 1ª Temporada de Once Upon a Time

Como sabem , propusemos que os nossos fãs fizessem uma retrospectiva da 1ªTemporada enquanto ansiamos pela 2ª Temporada e foi isso que fez Ilda Dias !
Uma excelente retrospectiva cronologicamente ordenada para arrumarmos as ideias e pensarmos no que nos espera.




Quando li a sinopse de Once Upon a Time, fiquei muito empolgada. Como o próprio título indica, a série é sobre contos de fadas. Em cada episódio ficamos a conhecer a história de cada uma das personagens que fazem parte do mundo dos contos. Mas há mais. Cada uma dessas personagens foi vitima de uma maldição que os enviou para o nosso mundo. Mais concretamente, uma cidade chamada Storybrooke, no Maine. Ficaram interessados? Então vamos conhecer um pouco sobre as personagens principais.

Apesar de ficarmos a conhecer um pouco de cada personagem, a história central é a história da Branca de Neve. Mas engane-se quem pensa que esta Branca de Neve é como a das histórias. Esta Branca de Neve é corajosa e independente. Mas claro que há certos pormenores que se mantem ainda que com uma ligeira modificação. Branca tem uma madrasta que nem sempre foi má e as duas até tinham um segredo. O problema é que Branca contou esse segredo, mesmo não tendo más intenções e isso prejudicou e bem, a sua madrasta que desde desse momento nunca mais a pode ver. Mas vou avançar um pouco até porque vou falar de cada uma das personagens. Branca é quase morta pelo caçador que a Rainha Má, como é conhecida a sua madrasta, enviou. Mas o caçador tem pena de Branca e deixa-a fugir. Ao contrário dos livros, Branca não vai para a casa dos sete anões, ela vai viver para a floresta mas sozinha. Durante esse tempo, Branca faz amizade com a Capuchinho Vermelho que tem um segredo bem interessante. Branca tem o hábito de roubar as carruagens da Rainha Má sempre que passam na floresta mas um dia Branca tem uma surpresa. É que um belo dia, Branca rouba mais uma carruagem só que o que Branca não estava á espera é que essa carruagem pertencesse ao Principe Encantado e á noiva Abigail, filha do Rei Midas. Os dois não se dão muito bem no inicio mas Branca acaba por ajudar o Principe a recuperar as joias que ela havia roubado e trocado com os Trolls. Após alguns momentos de perigo e aventura, os dois despedem-se mas a partir dai, o amor entre eles cresce. Mas até que eles fiquem juntos muita coisa acontece e uma delas, é Branca ser presa pelos guardas do Rei George, pai do Príncipe. É nessa prisão que Branca conhece Grumpy, um dos anões. Mas apesar destes contratempos, o amor deles é forte e isso faz com que a Rainha Má faça chantagem com Branca. Ou ela come a maçã envenenada ou o Príncipe morre. É uma cena bem diferente daquela da velhinha que aparece á porta da casa dos sete anões. Branca come a maçã e cai num sono profundo mas tal como nos livros, o Principe desperta-a com um beijo. A cena seguinte é do casamento deles mas não, a história não acaba aqui. Pelo contrário, agora é que vai ficar interessante. É que a Rainha aparece sem ser convidada e dá um aviso aos noivos e todos presentes na cerimónia. Em breve todos irão para um sitio horrivel. Um tempo passa, Branca está grávida e prestes a dar á luz. E é nesse mesmo dia que a maldição da Rainha acontece. Mas há um facto interessante, a criança que Branca dá á luz, quebrará essa maldição passado 28 anos. Como eu referi antes, a maldição é serem enviados para o nosso mundo, sem qualquer lembrança de quem são. O mais interessante é que não vimos isto tudo num só episódio e sim aos poucos, até porque seria um pouco confuso. Como eu também disse antes, as histórias de Once Upon a Time são bem diferentes dos livros. 





A Rainha Má nem sempre foi má. Ela era uma jovem que estava apaixonada mas a sua mãe queria que ela casasse com o Rei, pai de Branca. Regina, o verdadeiro nome da Rainha Má, encontrava-se com o seu amado e numa dessas vezes, Branca viu tudo. Regina consegue convencer a pequena Branca a não contar nada mas a mãe de Regina, dá a volta á menina e Branca conta tudo. O amado de Regina acaba por morrer e ela fica furiosa quando descobre que Branca contou tudo á sua mãe. A partir dai, cresce um ódio dentro de Regina que piora ainda mais á medida que Branca cresce. Regina acredita que foi Branca a causadora de ela não ter um final feliz, por isso ninguém mais terá. Outra personagem importante na história é Rumpelstiltskin. Este personagem também tem uma versão diferente dos livros. 

Rumpelstiltskin é nos apresentado como um pai que faz tudo pelo seu filho. Ele é um simples camponês que um dia toma a decisão errada. Para impedir que o seu filho Baelfire seja levado para a guerra, Rumpelstiltskin decide fugir e encontra no caminho um homem que o ajuda. Esse mesmo homem conta-lhe a história do Dark One, um cavaleiro que possui muito poder. Após ouvir a história, Rumpelstiltskin decide ir ao castelo do Dark One para lhe roubar o punhal que detem o poder. Após o roubar, Rumpelstiltskin  invoca o Dark One que o ilude e Rumpelstiltskin acaba por o matar. Quando o Dark One morre, Rumpelstiltskin percebe que se tratava do homem que lhe contou a história, que reconheceu nele uma alma desesperada e tornou-o seu sucesso. A partir dai, Rumpelstiltskin ganha poderes e passa de ser o covarde da sua vila a ser o mais temido. É Rumpelstiltskin quem dá a maldição á Rainha Má em troca de uma vida de conforto no nosso mundo e também é ele que conta a Branca e ao Principe que a criança é a salvadora. 

Emma Swan é salva, não vou estragar a surpresa e dizer como. Emma cresce no nosso mundo e passa por muitas familias adoptivas até á sua adolescência. Já na adolescência, Emma mete-se em confusões e vai parar á prisão. Lá descobre que está grávida e sem condições para ficar com o filho, ela dá-o para adopção. Passam 10 anos e no dia do seu aniversário, Emma recebe a visita de Henry que se apresenta como o filho que ela deu para adoção e insiste para ela ir com ele para Storybrooke. Ela aceita e o plano é levar Henry a casa e regressar a Boston mas Emma acaba por ficar na cidade para se certificar que o filho está bem. A partir dai, Henry tenta convencer Emma de que ela é a salvadora e filha da Branca de Neve e do Principe Encantado. Emma não acredita e acha que Henry passa muito tempo a ler o livro de histórias que a professora dele lhe deu. Em Storybrooke, todos os personagens do mundo encantado passam a ter uma personalidade um pouco diferente da que tinham. Branca de Neve é Mary Margaret a professora de Henry. Rumpelstiltskin é o Sr. Gold dono da cidade e é quem encontrou Henry e entregou-o á mãe adoptiva que é a Regina/Rainha Má. 

Como vêem, Once Upon a Time não é só uma série que nos leva aos tempos de infância. É também uma série com muitos segredos, mistérios e até um pouco de comédia. Sem dúvida que recomendo. - Ilda Dias

1 comentários:

  1. Anónimo disse...:

    Falta descrever o Prince Charming/David Nolah!! :( uma personagem também muito interessante, que faz muito mais do que simplesmente beijar a Branca de Neve!!

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...